O Feminino Nos Contos De Fada | A Busca Pela Identidade Feminina Nos Tempos Modernos é bom? O que é?
Aella
O que diz o criador AELLA?
Bem-vind@s! Neste curso serão abordados os seguintes temas: O que significa uma interpretação psicológica dos contos de fada Seu valor para a psique moderna Mulheres-anima e a incompletude da Deusa A tradição cristã As figuras femininas nos contos de fada A volta da Grande Mãe e suas filhas Encarnação da Deusa Análise do conto A Bela Adormecida História do conto do ponto de vista literário Sinopses do conto O nascimento milagroso e o sapo Tema da filha-deusa que desaparece num sono-morte: Perséfone A mulher ignorada/A deusa esquecida A maldição O despertar da sexualidade e a repressão A mulher anima Símbolo do fuso As rosas e as espinhas O príncipe O complexo materno negativo Análise do conto A moça sem mãos Sinopses do conto Simbologia do moleiro e do moinho de água O homem em crise e o pai vazio: filhas muito ambiciosas ou frias Possessão pelo animus que mata toda a vida Simbologia do jardim do Rei Fome psicológica Complexo paterno negativo Partes “demoníacas” não redimidas O anjo e poderes de redenção Aceitação da solidão e da tristeza Cura Análise do conto de fada Vasilissa, a Bela Sinopses do conto Variantes do conto de Cinderela Mãe: feminino não individuado Filha: em busca de si mesma Questões de psicologia feminina Simbologia da boneca Simbologia da Baba Yaga Bassilissa, a rainha Hécate e Perséfone O pilão Distinguindo e separando, clareando e entendendo Conclusões O curso está baseado no livro de Marie-Louise von Franz, “O feminino nos contos de fada”. Iremos aprofundar a compreensão simbólica dos contos, aplicando-a à realidade atual das mulheres, manifesta em sua realidade consciente e naquela inconsciente. A bela adormecida. Tema: A mulher que resiste ao próprio processo de transformação e evolução. Entre outros temas, veremos aquele de a deusa mãe ignorada aparece frequentemente como personificação de sentimentos feridos, vaidade ou ressentimento. Ela personifica o leite que azedou. A fonte do mal e de coisas que dão errado na vida de tantas mulheres vem da incapacidade de lidar com seus próprios sentimentos feridos, às vezes tão profundos, pois ignorados, que ela mesma os desconhece. Entretanto: os fatos falam. A moça sem mãos. Tema: As filhas daqueles homens que não enfrentaram o seu drama interior. O pai que vende sua filha ao demônio é o homem que não querendo resolver sua problemática interna, acaba por passar para a filha um terrível animus que a possui de modo que ela se torna violenta, agressiva, impiedosa, dura ou fria como ele. Assim fazendo, ela perde a si mesma. Este conto de fada apresenta o drama do feminino que quer permanecer fiel a si mesmo: qual é o caminho? O que fazer quando mãos já não se tem mais? Nesse fundo encontramos tantos relacionamentos nos quais o arquétipo paterno negativo da mulher se encontra com o arquétipo materno negativo de seu parceiro. Vasilissa, a Bela. Tema: Os muitos aspectos da grande mãe e a superação da identidade com a mãe. A primeira percepção de nossa identidade acontece por volta dos oito anos de idade: iremos desenvolvê-la? Iremos levá-la adiante ou será submersa pelas influências externas, pelas pressões familiares, pela confusão emocional do ambiente no qual vivemos? Onde ficou a boneca que representa a intuição da grande mãe boa, que nos gerou, mas que não somos nós, que nos lança no mundo ainda sem definição e sem sabedoria? Ela é a guia interior que socorre nas turbulências e nos perigos, mas a boneca não basta. Será somente quando Vasilissa descobre o mal e se confronta que ela poderá aprender a se proteger das forças destrutivas, podendo progredir no processo de individuação e crescimento.
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